Percussão Erudita

Instrumento de percussão é um instrumento musical cujo som é obtido através da percussão (impacto), raspagem ou agitação, com ou sem o auxílio de baquetas. Das formas de classificação de instrumentos musicais, esta é a menos precisa e a que possui a maior variedade de instrumentos, a maior parte dos quais possuem alturaindeterminada (ou seja, não podem ser precisamente afinados). Esses são utilizados primordialmente com função rítmica, como é o caso da maior parte dos tambores, o triângulo e os pratos. Os instrumentos de percussão de altura definida, como os xilofones podem ser utilizados com função melódica e harmônica (conferir em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Instrumento_de_percuss%C3%A3o).

Tímpanos: Os mais importantes instrumentos de percussão da orquestra, utilizados por todos os grandes compositores desde o séc. XVIII, em parte or terem som de altura determinada. As notas podem ser alteradas durante a execução de acordo com a extensão de cada tambor (Dicionário Grove de Música, Edição Concisa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994, pág. 948).

YTSO Timpani Audition 2011:

 

Concierto de Timbales de Ney Rosauro:

 

Marimba: Instrumento percutido com baquetas, de fora semelhante ao xilofone; de uso orquestra, com extensão padrão de dó a dó'''', teve sua comercialização iniciada nos EUA em 1910 (Dicionário Grove de Música, Edição Concisa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994, pág. 577).

Six Marimbas Steve Reich:

 

Vibrafone: Instrumento de percussão com lâminas de metal, dispostas à maneira de um teclado e com som de altura determinada. Tem como característica um vibrato especial produzido pelo movimento de pequenos discos eletricamente acionados, acoplados entre as lâminas sonoras e os tubos de ressonância (Dicionário Grove de Música, Edição Concisa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994, pág. 989).

The days of Wine and Roses (Jazz Vibraphone):

 

Caixa Clara: Tambor de pequenas dimensões, com fuste cilíndrico, de madeira ou metal, ambos os lados recobertos por uma membrana de pele animal ou sintética. Tem bordões (cordas de tripa, de metal, ou de náilon capeado de metal) acoplados à membrana inferior o que proporciona seu timbre brilhante característico. A caixa clara é tocada com baquetas de madeira, arredondadas na cabeça, e pode ser pendurada lateralmente no ombro do executante (para uso em desfiles) ou apoiada sobre um tripé (em concertos)(Dicionário Grove de Música, Edição Concisa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994, pág. 156)

 

Solo Caixa Clara e Timpano:

 

Snare Drum Lesson #1:

 

Tom-tom: Tambor sem bordões, podendo ter membranas em ambos os lados (p.ex., o tom-tom acoplado à bateria de jazz) ou apenas em um (p.ex., o tom-tom de concerto). É encontrado em grande variedade de tamanhos (Dicionário Grove de Música, Edição Concisa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994, pág. 953)

 

8 on Three and 9 on Two:

 

Scott Nelson, Blue Devil, 2010 DCI I&E Gold Tenor Solo:

 

Gongo: Termo que designa genericamente os instrumentos de percussão que têm a forma de um disco de metal, forjado a partir de uma liga de cobre e latão. Especificamente, o gongo é um instrumento com som de altura determinada e tem necessariamente uma protuberância central, ao passo que seu similar em forma e aparência denomina-se "tam-tam", tem a superfície plana, som de altura indeterminada e é o gongo de uso comum na orquestra ocidental (Dicionário Grove de Música, Edição Concisa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994, pág. 378)

 

Sheila plays the 60" Universal Gong:

 

Playing the 34" (86.4 cm) Chinese Chau gong in different ways:

 

Paiste 80" Symphonic Gong by RevM:

 

John Macaluso Paiste Factory Gong: